Um dos indicadores mais importantes de um projeto de engenharia é o seu AVANÇO FÍSICO.
Como podemos calcular o avanço físico de um projeto?
Tomemos como base o MS Project, programa mais difundido e amplamente utilizado na construção civil. Nele temos duas opções.
% por DURAÇÃO DAS TAREFAS Através do andamento ou da conclusão de cada tarefa o projeto avança na proporção do trabalho daquela tarefa em relação ao trabalho total. Por exemplo, ao avançar 100% em uma tarefa, o percentual do projeto avança na proporção da duração da tarefa sobre a duração total.
% por CUSTO DAS TAREFAS Através do andamento ou da conclusão de cada tarefa o projeto avança na proporção do custo associado aquela tarefa com relação ao custo total do projeto. Este é o tipo de avanço físico mais difundido nas principais construtoras do país. Por exemplo, se a tarefa custa R$ 100,00 e o projeto R$ 1.000,00 ao darmos avanço de 100% para a tarefa, o projeto andará 100⁄1.000 ou seja, 10%.
Estas duas formas podem ser calculadas no MS Project. A primeira, de forma direta, a segunda, com um campo calculado. Vamos ver isto com mais detalhe.
% por DURAÇÃO DAS TAREFAS no MS Project O avanço físico por duração das tarefas pode ser retirado diretamente no campo % concluído do MS Project. Ao avançarmos cada tarefa com seus % de execução, o projeto avança automaticamente.
% por CUSTO DAS TAREFAS no MS Project O avanço físico por custo das tarefas precisa ser calculado. O MS Project permite que criemos alguns campos calculados (personalizados), semelhante as fórmulas do Excel.
Veja abaixo como fazer:
Clicando com o botão direito do mouse sobre qualquer coluna do MS Project, aparece a a opção “Campo Personalizado”
Abrirá um menu em que pode-se escolher o tipo do campo personalizado no canto superior esquerdo, renomear os campos, inserir fórmulas, etc. Neste exemplo escolheremos um campo numérico e renomearemos para Avanço_físico.
Selecionaremos o botão fórmula e criaremos a fórmula a seguir.
IIf([Custo real]=0;0;[Custo real]/[Custo])
Se o custo real for ZERO, a fórmula retornará ZERO, senão calculará o custo real / custo. Esta forma direta e simples nos dará um número decimal, sendo que 1 equivale a 100%.
Outra forma de se calcular e mostrar no project o % executado é utilizando um campo texto personalizado, aqui nomeado com o ”% físico” com a fórmula a seguir:
IIf([Custo real]=0;”-“;round([Custo real]/[Custo]*100;2) & “%”)
A fórmula faz o seguinte. Se o campo custo real for igual a 0, ela escreve “ - “, senão ela faz o cálculo de custo real / custo, arredonda em 2 casas decimais, e acrescenta % como sufixo.
Estas duas formas dão o avanço diretamente no MS Project, porém para mantermos históricos de % executados em cada mês, ou semana, precisamos utilizar o segundo método, % por CUSTO DAS TAREFAS no MS Project e este é o motivo de ser mais utilizado.
Quando precisamos acrescentar atividades, durante a execução do projeto, redistribuimos o peso das tarefas que ainda estão com avanço 0% mantendo assim o histórico e não alterando o %executado.
O avanço físico com histórico mensal será tema para um próximo post neste blog. Acompanhe.
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